Cadastro de Produto

1 – O primeiro passo para cadastrar um produto é cadastrar a categoria que o mesmo pertencerá.

Para cadastrar uma categoria siga essas instruções:

No menu a esquerda do painel de controle, acesse a aba configuração –> categoria –> cadastrar

Sua loja pode ter categorias e, dentro delas, novas categorias, que são chamadas de subcategorias. Para cadastrar uma subcategoria, é necessário primeiro cadastrar uma categoria (a “categoria pai”, nesse caso).

EX: Uma loja de roupas vende tanto peças masculinas como femininas. “Moda Masculina” e “Moda Feminina” são categorias. Dentro de Moda Feminina, existem diferentes tipos de peças que são vendidas, como vestidos, blusas, shorts, saias, etc. Cada uma dessas será uma subcategoria dentro da categoria pai “Moda Feminina”.

*OBS: “Categoria pai” é somente o nome dado à categoria que possui subcategorias dentro dela.

2 – Agora que já cadastramos a categoria vamos para o cadastro dos produtos.

Siga essas instruções para cadastro de produto.

No painel –> clique na seção “Manutenção” –> produto –> cadastrar.

Essa é tela do cadastro de produto:

*OBS: Os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.

Resumo de cada campo
1 – Geral
Status*: Selecione se esse produto estará ativo (aparecerá na loja) ou inativo (não aparecerá na loja).

Fabricante: Selecione o fabricante do produto. Os fabricantes devem ser previamente cadastrados em “Fabricantes” no Menu Configuração (veja página 45 do manual como cadastrar o fabricante).

Categoria Principal*: Selecione a categoria ou subcategoria principal do produto. As categorias e subcategorias devem ser previamente cadastradas.

Demais Categorias: Selecione em quais outras categorias ou subcategorias o produto deve aparecer (opcional).

Relevância: Determine uma relação de importância do produto para a loja. Produtos considerados mais relevantes aparecerão primeiro. O cadastro de relevância é feito a partir de números inteiros.

EX: Um produto de relevância 1000 aparecerá antes de um produto de relevância 500 e assim sucessivamente.
Referência: Número de referência do produto para controle interno da loja (caso o produto possua).

2 – Títulos e Texto

Título*: Nome do produto, limitado a 300 caracteres. (Dica: coloque o título do produto da forma mais completa e descritiva possível.)

Resumo: Pequeno texto que aparecerá abaixo do título do produto, na página de categoria.

Descrição: Apresente os aspectos do produto de maneira detalhada. O texto nesse campo é totalmente editável, então é possível separar por parágrafos, colocar links, imagens, vídeos, colocar partes do texto em negrito ou itálico, etc. (*OBS: se deixar esse campo em branco, a aba “Descrição do Produto” não aparecerá na página do produto).

3 – Imagem

Aqui você pode cadastrar imagens para o produto. A “Imagem 1” é a principal, que aparecerá no produto na página de categoria, e será a primeira imagem a aparecer dentro da página do produto. Todas as outras imagens aparecerão embaixo. Apesar de não ser obrigatório, é de extrema importância cadastrar pelo menos uma imagem para o produto.

4 – Compra

Modalidade*:

• “Exibir Valor” – O valor será mostrado no produto.

• “Não exibir valor” – O valor não será mostrado no produto (ideal para           produtos de “Exibição”).

• “Sob Consulta” – O valor aparecerá somente sob consulta.

Valor unitário*: Informe o preço do produto.

Quantidade máxima de parcelas: Escolha um valor máximo para parcelamento do produto.

Quantidade mínima de compra: Escolha uma quantidade mínima obrigatória para o cliente poder comprar o produto. (EX: vendas em atacado).

5 -Estoque

• “Estoque do próprio produto”: O estoque do produto será controlado            automaticamente pelo sistema (o estoque diminui à medida que o                produto é comprado).

• “Sem controle de estoque”: O estoque do produto não será                              controlado automaticamente pelo sistema.

6 – Entrega (Usado para calcular o frete).

Peso: Coloque o peso do produto em gramas (g).
*OBS: Algumas formas de entrega, como “Delivery”, não levam em consideração o peso dos produtos para estipular o valor do frete, mas outras formas, como as disponibilizadas pelos Correios e Transportadoras, usam então é importante preencher essa área com cuidado.

Dimensões: Coloque a altura, largura e comprimento do produto em centímetros (cm). Na hora de medir, leve em consideração as proporções do produto já embalado para envio.

Depois de preencher todos os campos, clique no botão “Salvar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *